Circuito Cemitério a Cemitério dos Pretos Novos promete desvendar muita história não contada nos livros
Publicada em 25/02/25 às 22:14h - 25 visualizações
_-_
Compartilhe
Link da Notícia:
Este novo Circuito oferecido pelo Instituto Pretos Novos conecta dois importantes marcos da memória afro-brasileira: o Cemitério dos Pretos Novos de Santa Rita e o Cemitério dos Pretos Novos do Valongo. Durante o passeio, os participantes terão a oportunidade de revisitar uma parte fundamental da história do tráfico negreiro e da diáspora africana no Brasil, descobrindo as marcas deixadas na região pelo sofrimento e resistência dos africanos escravizados.
O roteiro começa pelo Cemitério dos Pretos Novos de Santa Rita, localizado no Centro do Rio, em frente à Igreja de Santa Rita, um ponto que foi utilizado no século XVIII para sepultar africanos.
A caminhada segue até o Cemitério dos Pretos Novos do Valongo/IPN, localizado na região portuária do Rio, onde eram sepultados os africanos que chegavam ao país e não sobreviviam à travessia. Este local foi redescoberto na década de 1990 e hoje abriga o Instituto Pretos Novos/IPN, dedicado à preservação e divulgação dessa memória. A visita termina com reflexões sobre o impacto cultural e histórico da diáspora africana no Brasil, permitindo uma imersão respeitosa e enriquecedora na memória negra e nas contribuições culturais deixadas como legado no país.
*Vagas Limitadas!* Apesar de serem gratuitas, as inscrições são limitadas. Não perca a chance de garantir seu lugar nesta experiência enriquecedora.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.